A série “Pertencimento” é resultado de estudos feitos a partir de registros/fragmentos afetivos sobre a Cidade de Goiás, terra da poetiza Cora Coralina e terra natal do artista visual e designer Marcus Camargo.
Além de obras que mesclam fotografias, colagens e desenhos, o designer criou os vasos Rita (nome em homenagem a sua avó), fruto de uma parceria/troca com um artesão local que topou abraçar e executar esse projeto especial. Seu Castrinho. o artesão que aprendeu a técnica com a sua mãe. uma arte que permanece e sustenta, por várias gerações, muitas famílias em Goiás. Cada vaso é feito manualmente, sem moldes, podendo ter uma leve variação de medidas. Terracota e suas nuances. peculiaridades, delicadeza e elegância em diálogo perfeito com as argolas de latão dourado.
O projeto reforça a valorização das técnicas manuais, da história, das raízes, dos artesãos e difunde novos olhares para o artesanato brasileiro, dialogando com o design contemporâneo.
A cor preta é decorrente de um processo de queima e abafamento da fumaça escura, que adere e tinge naturalmente a peça. A terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vitrificada. Por ser delicada e com alta porosidade, sugerimos usar plantas secas, e para arranjos molhados colocar um pode dentro do vaso. Pode ser usado também sem essa proteção, mas a peça ficará úmida e pode sofrer alterações na cor.