Cobertura tem ambientes totalmente integrados e decoração com toque industrial

Localizado no Rio de Janeiro, o imóvel tem vista para a Pedra da Gávea e é dividido em dois andares


Em busca de um apartamento maior, a empresária Bárbara Ronchi, dona da agência de turismo Journeys e proprietária da pousada Vila d’Este, em Búzios, e seu filho Gabriel, de 24 anos, encontraram o imóvel ideal para a família. Uma cobertura dúplex com vista para a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. 


 

O apê de 331 m² divide-se no primeiro piso, com 151 m², dedicado a Gabriel; e o segundo andar, de 180 m², totalmente integrado para Bárbara. A dupla mudou-se em janeiro deste ano, mas a reforma do apartamento começou em 2017. Foram 18 meses de obra comandada pela arquiteta Adriana Esteves. 



Com bastante quebra-quebra, o projeto integrou as duas suítes do térreo para ampliar o quarto de Gabriel. Um dos banheiros foi transformado em lavabo da área social. Ainda no primeiro piso, a escada original foi demolida e substituída por uma com degraus de madeira sustentados por uma viga de metal.  


Para atender ao pedido de Bárbara pelo menor número de paredes possível, Adriana integrou totalmente o segundo andar da cobertura. A planta circular acolhe o quarto, living, closet, banheiro, espaço gourmet e área externa com piscina. "O deque com passarela e o banco de cimento, que entra no living até compor o rack, criam uma unidade visual entre os ambientes internos e externos", conta a arquiteta.

Na decoração, obras de arte e móveis de design brasileiro assinados por nomes como Jorge Zalszupin e Jader Almeida compõem os ambiente. O uso de cores é pontual e aparece nas paredes do estar e do quarto de Bárbara, além de alguns móveis e acessórios. O projeto de iluminação tira partido das vigas e teto de concreto exposto, que remete ao estilo industrial, e garante um visual ao mesmo tempo despojado e elegante da nova morada.

 

Foto: Denilson Machado

Projeto: Adriana Esteves